Você sabia que a cor dos maquinários de segurança tem significado?

Você sabia que a cor dos maquinários de segurança tem significado?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

A cor dos maquinários de segurança tem diferentes significados. Todos eles são importantes para prevenir acidentes e mesmo advertir possíveis riscos para os trabalhadores. As cores comumente utilizadas nos maquinários, como o vermelho, amarelo, azul e outros são oficialmente adotadas pelas empresas e fazem parte das normas na Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Vamos conhecer os significados?

 

Vermelho

É a cor empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio, e sua localização, inclusive portas de saída de emergência. A cor vermelha não deve ser usada para assinalar perigo. Ela também é utilizada em sinais de parada obrigatória e de proibição, bem como nas luzes de sinalização de tapumes, barricadas. Nos equipamentos de soldagem, a mangueira de acetileno deve ser de cor vermelha.

 

Alaranjado

É a cor de segurança empregada para indicar “perigo”. É utilizada, por exemplo, em partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos; faces e proteções internas de caixas de dispositivos elétricos que possam ser abertas; equipamentos de salvamento aquático, como bóias circulares, coletes salva-vidas, flutuadores salva-vidas e similares.

 

Amarelo

É a cor segurança usada para indicar “cuidado!”. É utilizada, por exemplo, em escadas portáteis. Corrimãos, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem riscos; espelhos de degraus; bordas de portas de elevadores de carga ou mistos, que se fecham automaticamente; faixas no piso de entrada de elevadores de carga ou mistos e plataformas de carga;

Meios-fios ou diferenças de nível onde haja necessidade de chamar atenção; faixas de circulação conjunta de pessoas e empilhadeiras, máquinas de transporte de cargas; equipamentos de transporte e movimentação de materiais, como empilhadeiras, tratores, pontes rolantes, pórticos, guindastes, vagões e vagonetes de uso industrial, reboques, inclusive suas cabines, caçambas e torres e outros.

 

Verde

É a cor de segurança usada para caracterizar “segurança”. É empregada para identificar localização de caixas de equipamentos de primeiros socorros; caixas contendo equipamentos de proteção individual; chuveiros de emergência e lava-olhos; localização de macas; faixas de delimitação de áreas seguras quanto a riscos mecânicos; faixas de delimitação de áreas de vivência (áreas para fumantes, áreas de descanso, etc.); sinalização de portas de entrada das salas de atendimento de urgência; emblemas de segurança.

 

Azul

É a cor de segurança empregada para indicar uma ação obrigatória, como, por exemplo, determinar o uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual; impedir a movimentação ou energização de equipamentos (por exemplo: “Não ligue esta chave”, “Não acione”).

 

Púrpura

É a cor de segurança usada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares. É empregada, por exemplo, em: portas e aberturas que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou contaminados por materiais radioativos; locais onde tenham sido enterrados materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos; recipientes de materiais radioativos ou refugos de materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos; sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.

 

Branca

É a cor de segurança empregada em faixas para demarcar passadiços, passarelas e corredores pelos quais circulam exclusivamente pessoas; setas de sinalização de sentido e circulação; localização de coletores de resíduos; áreas em torno dos equipamentos de socorros de urgência e outros equipamentos de emergência; abrigos e coletores de resíduos de serviços de saúde.

 

Preto

É a cor de segurança empregada para identificar coletores de resíduos, exceto os de origem de serviços de saúde.

 

Cores de contraste

Recomenda-se o uso das cores de contraste para melhorar a visibilidade da sinalização. As cores de contraste também podem ser usadas na forma de listas ou quadrados, para destacar a visibilidade, porém a sua área não pode ultrapassar 50% da área total.

 

Este artigo foi útil? A Tractorbel Equipamentos é distribuidora autorizada das melhores marcas de máquinas e equipamentos de movimentação de carga e linha amarela  no Brasil.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp