Muita gente não sabe, mas há uma grande diferença entre logística e intralogística. Resumidamente, enquanto a logística diz respeito a parte mais ampla da movimentação, com transportes externos (como marítimo, fluvial, rodoviário e aéreo), a intralogística refere-se a movimentação interna dentro de armazéns, fábricas e centros de distribuição. Para entender melhor, veja os exemplos abaixo:
Logística
A logística pode ser definida como o processo de planejar, executar e controlar de forma eficiente o transporte de mercadorias até a empresas, garantindo que o ciclo ocorra de maneira íntegra e os prazos de entrega sejam cumpridos.
Existem, ainda, quatro tipos de logística principais, sendo que cada um destaca um aspecto diferente.
Logística de suprimento
É um dos processos mais importantes e essenciais de uma organização. Como o nome sugere, ela gerencia toda a matéria-prima. Os funcionários deste setor ficam responsáveis pelo controle de estoque, o armazenamento e os cuidados com os materiais.
Logística de produção
A logística de produção administra as etapas que unem os materiais distribuídos. Esse trabalho inclui a coordenação do processo de montagem e de fabricação, além da administração do espaço para aplicações, como no caso da produção militar.
Logística reversa
A logística reversa tem um papel sustentável na empresa, reutilizando os materiais e fazendo com que eles possam voltar ao estoque, sempre que estiverem em boas condições. Também é ela que faz o descarte adequado da matéria-prima não utilizada, evitando que seja enviada para locais errados.
Logística de distribuição
A logística de distribuição envolve a administração da maneira com que o material armazenado é efetivamente distribuído. Outras questões importantes desempenhadas pelo setor incluem o acompanhamento do estoque, a verificação acerca da responsabilidade de uso — registrando a utilização do abastecimento, por exemplo — e a própria movimentação dos materiais, dentre outros.
Intralogística
Também conhecido como “in-house logistic” ou “logística in-house”, a intralogística é o processo que controla todo o fluxo de armazenagem de materiais, produtos acabados e todas as diversas matérias-primas que uma empresa possui em seu estoque e nos centros de distribuição. Seu objetivo principal é garantir o bom funcionamento da distribuição de todos os insumos necessários para o perfeito funcionamento do negócio.
Para se ter uma ideia da importância da intralogística em uma empresa, é ela que articula todo o fluxo de material e atendimento da companhia. Das peças de conserto à logística de transporte e armazenamento das informações. A aplicação correta da intralogística resulta na agilidade dos processos e um melhor aproveitamento do tempo útil.
Uma intralogística eficiente sempre requer algum investimento em equipamentos, infraestrutura e recursos humanos. Atualmente, existem diversos equipamentos disponíveis no mercado, entre eles as empilhadeiras LindeSTILL que contam com alta tecnologia para o manuseio das mercadorias, além disso, também é preciso um forte softwares de gestão logística que, atrelados a treinamentos de capacitação de funcionários, proporcionam uma maior agilidade nos processos operacionais.
Este artigo foi útil? Curta, compartilhe ou deixe suas dúvidas sobre logística e intralogística nos comentários. A Tractorbel Equipamentos é distribuidora autorizada das melhores marcas de máquinas e veículos pesados no Brasil.
Ligue para uma de nossas filiais e saiba mais sobre a empresa:
☎ Belo Horizonte: (31) 3474-1000
☎ Pouso Alegre: (35) 3112-1001
☎ Serra ES: (27) 3298-9900